WhatsApp começa a criptografar mensagens: veja o que muda

05/04/2016

tfytWhatsApp: A partir desta terça-feira, a empresa está implantando criptografia em todas as formas de comunicação oferecidas pelo aplicativo.

Internautas que estavam no meio de conversas receberam o aviso da novidade, que aparece para donos de celulares com Android, para proprietários de iPhone (iOS) e também para quem utiliza o WhatsApp no PC por meio da ferramenta WhatsApp Web.

Com isto, o tráfego de informações entre os usuários deverá estar protegido e nem mesmo o WhatsApp terá acesso as mensagens e ligações trocadas entre aparelhos em que o aplicativo esteja instalado.

A decisão de aplicar o novo recurso pode ter sido aplicada para prevenir complicações judiciais para o próprio WhatsApp.

Nota da empresa

Diferente da criptografia tradicional, a criptografia de ponta-a-ponta assegura que somente você e a pessoa com que você está se comunicando podem ler o que é enviado e ninguém mais, nem mesmo o WhatsApp. Suas mensagens são criptografadas com um cadeado único, onde somente você e a pessoa com quem você está conversando, possuem uma chave especial para abrir e ler a mensagem. E para uma proteção ainda maior, cada mensagem que você enviar possui um cadeado e uma chave. Suas mensagens são automaticamente criptografadas de ponta-a-ponta: não é necessário ativar configurações ou estabelecer conversas secretas e especiais para garantir a segurança de suas mensagens.