União Gaúcha de Pesca Esportiva apresenta projeto ao prefeito de Imbé

Foto: Talis-Ramon

Foto: Talis-Ramon

Na tarde desta terça-feira (08), o vereador Uiraçu Pinto (PDT) participou de uma reunião entre a União Gaúcha de Pesca Esportiva (UGAPE) e o prefeito municipal de Imbé, Pierre Emerim. A entidade foi representada pelo presidente Clésio Luiz Braz da Rosa e pelo vice-presidente Edroaldo Moretto. Recentemente, Pinto apresentou um Anteprojeto de Lei sugestionando ao Executivo a cedência de uma área para que a entidade desenvolvesse suas atividades.

Na oportunidade, os dirigentes da UGAPE apresentaram ao chefe do Poder Executivo o projeto que visa a transformação de parte do Lago da Fonte em um local para aprendizagem da pesca esportiva. Segundo eles, trata-se de uma forma de difundir a prática do “pesque e solte” para alunos de 4ª a 7ª série da rede pública municipal.

“Nossa intenção é ministrar cursos e palestras para as crianças difundindo a pesca com consciência ambiental”, afirmou Clésio. “O projeto inclui uma carga horária onde serão aplicados fundamentos de prática e teoria da pesca com iscas artificiais, os tipos de peixes na nossa região, os rios e lagoas do município e a prática da pesca esportiva sem agressão ao meio ambiente”, complementou Moretto. Entre os tópicos listados no projeto também estão o estudo da bacia hidrográfica do Rio Tramandaí, o conhecimento dos equipamentos de pesca e arremesso básico e o lixo no ambiente aquático. Ainda segundo os representantes da UGAPE, ao final do curso os alunos receberão certificados de cunho pedagógico.

Fundada há pouco mais de três anos, a UGAPE conta atualmente com cerca de 50 sócios residentes em cidades como Imbé, Tramandaí, Caxias do Sul, Porto Alegre e Bento Gonçalves, entre outras. Com reuniões quinzenais, a associação organiza, divulga e promove a pesca esportiva com os associados, sempre atuando com consciência ambiental e visando o fortalecimento do esporte junto à sociedade.

Na avaliação do vereador, o fomento da pesca de forma turístico-desportiva pode ser uma novidade que atrairá o interesse das crianças. “A UGAPE é uma entidade séria que vem realizando diversas atividades em Tramandaí e em outros municípios. Somos parceiros no desenvolvimento deste projeto e, posteriormente, na estruturação e divulgação deste espaço”, afirmou Uiraçu. O prefeito também garantiu apoio às atividades da entidade. “Vamos fazer uma consulta à legislação ambiental para enviarmos para a Câmara um projeto que atenda todas as exigências legais e oportunize aos nossos alunos a realização destas atividades junto ao Lago da Fonte”, afirmou Pierre.