Tramandaí recebe 18ª edição dos Jogos dos Idosos do Rio Grande do Sul

03/11/2016

upload_20161102151016idosos-jpgA cidade de Tramandaí recebe, de quinta-feira (3) a domingo (6), a 18ª edição dos Jogos de Integração das Pessoas Idosas do Rio Grande do Sul. Neste ano, o evento teve 1.380 idosos inscritos para as atividades esportivas e aproximadamente 2 mil pessoas são aguardadas nos eventos que serão realizados no Ginásio Municipal de Tramandaí e na Colônia de Férias do Grêmio Geraldo Santana.

Os Jogos dos Idosos é uma das atrações do calendário oficial de eventos esportivos do Estado, conforme decreto assinado pelo governador José Ivo Sartori em 2 de junho deste ano. São organizados pela Secretaria do Turismo, Esporte e Lazer do RS (Setel), com a parceria e o apoio da Federação Gaúcha de Jogos Adaptados para  Idosos (Fgjai), da Prefeitura de Tramandaí, do Grêmio Geraldo Santana e apoio das universidades Sogipa e Ulbra.

A abertura oficial ocorre nesta quinta-feira, a partir das 19h30, no Ginásio Municipal de Tramandaí.  O presidente da Federação Gaúcha de Jogos Adaptados para os Idosos, José Albino Maciel, destaca a importância do evento para o bem-estar dos idosos. “A vida da gente muda, fica melhor, após iniciarmos a praticar esportes e os jogos em Tramandaí são o momento aguardado durante todo o ano”, afirma.

O evento oferece a prática e vivência de atividades físicas, esportivas, sociais e culturais, e interação entre os idosos, contribuindo para a autonomia e cidadania. As modalidades são basquete relógio com deslocamento, câmbio e handebol por zona, e atividades recreativas, sociais e culturais, como bocha, jogos de mesa, caminhadas, dança e expressão corporal.

Ernani Campelo