Torres sedia o 148º Fórum Permanente da Política Pública Estadual para Pessoas com Deficiência e Pessoas com Altas Habilidades

28/11/2016

fadersNo dia 29 de novembro, terça-feira, será realizado em Torres o 148º Fórum Permanente da Política Pública Estadual para Pessoas com Deficiência e Pessoas com Altas Habilidades, contando com a participação dos municípios integrantes da AMLINORTE.

O evento é uma realização da Faders-Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e com Altas Habilidades no Rio Grande do Sul com apoio da Prefeitura de Torres, Associação dos Municípios do Litoral Norte (AMLINORTE) e Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência – COEPEDE.

O Fórum vai ocorrer nas dependências do Pub Off Beer, localizado na Rua Bento Gonçalves, 451. Mais informações pelo fone (51) 3287-6509 / 3287-6504.

O objetivo visa fortalecer o desenvolvimento das politicas públicas para as pessoas com deficiência do município e região.

Neste fórum ocorrerá o pré-lançamento e capacitações do Projeto Praia Acessível. Devem participar representantes dos municípios de Arroio do Sal, Balneário Pinhal, Capão da Canoa, Capivari do Sul, Caraá, Cidreira, Dom Pedro de Alcântara, Imbé, Itati, Mampituba, Maquiné, Morrinhos do Sul, Mostardas, Osório, Palmares do Sul, Tavares, Terra de Areia, Torres, Tramandaí, Três Cachoeiras, Três Forquilhas e Xangri-Lá. É esta programação:

Programação:

8h às 8h30: Credenciamento

9h às 11h: Abertura Oficial e Diagnóstico Regional da Acessibilidade e Inclusão 11h às 12h: Políticas Públicas Inclusivas – Relação Estado e Município 12h as 13h30: Intervalo 13h30 as 16h30: Oficinas Temáticas

16h30: Encerramento

Saiba mais sobre as oficinas temáticas:

Politicas Públicas para Altas Habilidades: espaço de discussão sobre diretrizes para fomentar a implementação de Políticas Públicas direcionadas as Altas Habilidades/ Superdotação no âmbito dos governos locais.

Conselho e Comitê Gestor: espaço de discussão sobre a importância destes órgãos para a inclusão social da pessoa com deficiência, através da implementação e monitoramento das Políticas Públicas, com foco no aprimoramento de mecanismos de fiscalização e qualificação das mesmas na região. Também busca esclarecer sobre a criação, funcionamento e diferenças entre estes dois espaços dentro da administração pública.

Passe Livre – sensibilização da rede de Assistência Social: espaço de discussão e esclarecimentos relativos a concessão do Passe Livre Intermunicipal, aproximando a pessoa com deficiência dos demais programas do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) assim como apresentar a nova dinâmica do serviço estabelecida pela Faders Acessibilidade e Inclusão.

Implementação da LBI no Município e o Legislativo Acessível: espaço de discussão e sensibilização dos gestores, vereadores, conselhos, entidades da sociedade civil e comunidade para os desafios da implementação da LBI em seu Município a partir de seus avanços normativos e fomento a revisão da legislação municipal conforme o novo marco legal.

Praia Acessível: Orientações sobre os equipamentos, procedimentos para o atendimento à pessoa com deficiência, registro dos usuários, deslocamento na beira da praia, condução da cadeira anfíbia, entrada do usuário no mar, bem como sua permanência e saída com segurança da água.