Terno de Reis irá encerrar Natal dos Bons Ventos em Osório

29/12/2016

terno-de-reis-sera-na-sexta-feira-06-de-janeiroMantendo a tradição, o Poder Público Municipal de Osório, com organização da Secretaria de Desenvolvimento e Turismo e a Assessoria de Cultura encerra a programação do Natal dos Bons Ventos na sexta-feira (06/01) no Largo dos Estudantes.

A noite do dia seis tem um significado especial para os cristãos em todo o mundo por celebrar a visita dos três Reis Magos ao presépio do Menino Jesus, marcando o fim dos festejos do Natal.

A festa de encerramento do Natal conta com a parceria da Associação Comercial de Osório e demais parceiros.

A programação será a seguinte:
20h- Catuípe Júnior;
20h45min- Sorteio ACIO;
Entre 21h e 23h30min apresentação de seis Ternos de Reis.

Terno de Reis

A Folia de Reis ou Terno de Reis que foi introduzida no Brasil pelos jesuítas e colonizadores portugueses é uma manifestação religiosa que ocorre de 23 de dezembro a 6 de janeiro, quando os grupos visitam as casas, fazem apresentações e recolhem donativos para novenas em homenagem ao Menino Jesus.

A tradição está associada ao número três, que inspira o nome do folguedo religioso. Formado geralmente por três a seis pessoas, trajadas com roupas coloridas, os grupos são integrados tradicionalmente por cantadores e instrumentistas que improvisam versos e trovas alusivos ao nascimento de Jesus.

Os três Reis Magos (Melchior, Gaspar e Baltazar) seguiram a Estrela Guia até Belém em busca do filho de Deus. Eles levavam três presentes: ouro, incenso e mirra – que simbolizam as três dimensões atribuídas a Jesus Cristo (realeza, divindade e humanidade). A apresentação dos grupos também é realizada em três partes: chegada, anúncio e despedida.