‘Sim’ vence consulta para criar país com três estados do Sul do Brasil

O primeiro Plebisul – Consulta Popular, que aconteceu no último sábado, dia 1º de outubro, nos três estados do Sul teve seus dados oficiais divulgados na noite desta terça-feira (03), pela Comissão Central Organizadora (CCO) do plebiscito.

De acordo com a organização, ao todo votaram 616.917 eleitores nos três estados. Destes, 95,74% disseram sim a pergunta “Você quer que o Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul formem um país independente? ”. As opções para a resposta na votação foram Sim e Não. Apenas 4,26% dos eleitores disseram que “Não”.

Ao todo o Movimento O Sul é o Meu País mobilizou cerca de 20 mil ativistas nos três estados que trabalharam como voluntários na Consulta como mesários e presidentes de urnas espalhadas por mais de 500 municípios. 

A superintendente do movimento no Rio Grande do Sul, Anidria Rocha, explica que novas consultas devem ser realizadas até 2017, antes de dar encaminhamento à pauta. Uma das estratégias é enviar documento completo da consulta a governos (estaduais e federal) e organizações da sociedade civil. “Vamos dar conhecimento”, diz Aimoré.
O movimento quer levar a proposta à Organização das Nações Unidas (ONU) após concluir a mobilização.

A meta era chegar a 1.191 cidades. Foram 1.278 urna de votação. O movimento marcou para 15 de outubro um encontro em Lages, Santa Catarina, que será aberto a quem quiser participar, segundo Douglas Aimoré, coordenador em Porto Alegre.

Os números por Estado 

O Paraná registrou os maiores números de rejeição a proposta, mas mesmo assim, os que desaprovam a ideia somaram apenas 11,18% dos eleitores. A maioria absoluta, 88,82% optaram pelo Sim. Na região Sudoeste do Paraná, puderam participar do plebiscito eleitores residentes em Pato Branco. A organização instalou quatro urnas, distribuídas em pontos isolados da cidade.

Em Santa Catarina, menor estado da Confederação Sulista 94,63% votaram Sim a Independência do Sul e 5,37% disseram nas urnas Não a proposta.

O Rio Grande do Sul foi o Estado que mais uma vez foi campeão na aprovação a proposta. Exatos 97,21% dos gaúchos votaram Sim a proposta de independência e apenas 2,79% disseram Não.

Os resultados finais da votação:

Total de eleitores: 616.917

SIM: 95,74%

NÃO: 4,26%

Paraná

SIM: 88,82%

NÃO: 11,18%

Santa Catarina

SIM: 94,63%

NÃO: 5,37%

Rio Grande do Sul

SIM: 97,21%

NÃO: 2,79%