Proprietários de farmácias são presos no litoral norte

19/12/2016

hd_201612191712590ac64302_1cd8_4974_b27c_2e3e6b9b6d2bNesta segunda-feira (19), policiais da Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor, Saúde Pública e Propriedade Imaterial (DECON/DEIC), em conjunto com o Conselho Regional de Farmácia, prenderam em flagrante quatro proprietários de farmácias nas cidades de Tramandaí e Cidreira. A ação faz parte da Operação Verão Seguro do DEIC.

Os policiais localizaram e apreenderam nas farmácias medicamentos sem qualquer indicação de procedência, e os proprietários também não apresentaram qualquer documento de comprovação da licitude dos remédios, diversos deles inclusive de venda estritamente controlada, com a devida retenção de receituário médico. Também foram localizados produtos expostos à venda com prazo de validade vencido.

De acordo com o delegado Rafael Liedtke, a venda desses medicamentos sem a necessária prescrição médica põe em sérios riscos a saúde e a vida dos consumidores, em especial, a utilização de remédios controlados, de tarja preta.

Segundo o diretor de investigações, delegado Sander Cajal, os presos responderão pela prática de crime contra saúde pública, na medida em que também expunham à venda produtos impróprios ao consumo a que se destinavam. Após os trâmites legais, os presos serão encaminhados ao sistema carcerário gaúcho. Seus nomes não foram divulgados.