Proposta de Gabriel Souza inclui arroz in natura gaúcho no cardápio da merenda escolar

23/07/2015
Foto: Stephanie Gomes

Foto: Stephanie Gomes

A inclusão do arroz in natura e seus derivados produzidos no Rio Grande do Sul, no cardápio da merenda escolar da rede pública estadual é a proposta do deputado Gabriel Souza (PMDB), por meio do Projeto de Lei (PL) 245 2015. Na justificativa, o parlamentar lembra que o arroz branco in natura, que passa pelo processo padrão de beneficiamento para a retirada da casca e polimento (brunido), ainda é o principal item consumido pela população, em proporção à produção do cereal no Brasil.

Para ele, além dos benefícios naturais à saúde dos alunos (principais beneficiados), a inclusão do produto in natura cultivado no Estado no cardápio da merenda escolar valoriza o produtor local e auxilia no fomento à produção do arroz e, por consequência, o desenvolvimento econômico das regiões produtoras.
Segundo a Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, da produção gaúcha de arroz, cerca de 12% ficam no Estado, aproximadamente 70% são exportados para outros estados, sendo 50% para São Paulo e 20% para o Rio de Janeiro.
Celso Luiz Bender