PRB de Torres tem novo presidente

Deputado Federal Carlos Gomes

Deputado Federal Carlos Gomes

O município de Torres, sediou no sábado (28), o segundo evento alusivo ao projeto 10 no Rio Grande, criado pelo Partido Republicano Brasileiro para preparar os diretórios para as eleições do ano que vem. No encontro que reuniu lideranças de todo o Estado, filiados e simpatizantes na Câmara Municipal, também foi realizado ato de posse da nova comissão executiva do PRB torrense, que passou ao comando do ex-vereador Sergio Lima de Melo.

Ao completar 10 anos de fundação, o PRB conta com sua primeira cadeira na Câmara Federal, conquistada no pleito de 2014 com a vitória de Carlos Gomes. Na Assembleia Legislativa, tem como representante o deputado Sergio Peres. Os dois estiveram em Torres com o intuito de motivar a militância e preparar o terreno para a próxima eleição.

Anderson Pavão, que até então exercia a presidência da legenda e passou a vice-presidente, reconheceu o trabalho das pessoas que iniciaram o partido no município e lembrou os valores republicanos. “O PRB é chamado de partido da família brasileira porque nós somos de fato uma família, e é em nome dela que o nosso trabalho deve estar centrado. Hoje, com alegria entrego ao Sergio a presidência, pois sei que, com uma nova visão, fará com que nosso partido cresça. Agradeço ao diretório estadual, pois sediar esse evento coloca Torres no foco do projeto 10 no Rio Grande e escreve o nome da nossa cidade na história do PRB”, festejou.

Em seu pronunciamento de posse, Melo falou do privilégio de representar um partido “afinado com a vontade popular”, destacando que seu ingresso foi motivado especialmente pela atuação das lideranças republicanas. “Eu me identifico com as bandeiras de Carlos Gomes, da sua luta pelo social e pela transparência na administração pública. E o deputado estadual Sergio Peres tem no foco do seu trabalho o resgate dos valores da família e o combate à drogadição, um problema que a sociedade torrense encontra dificuldades para enfrentar”, observou a liderança, que deverá ser uma das apostas do PRB local para as eleições de 2016. O novo presidente também anunciou que Torres deverá acompanhar o mesmo desenvolvimento que o PRB tem alcançado em nível estadual e federal.

O presidente do PRB gaúcho, deputado federal Carlos Gomes, levou sua mensagem aos integrantes da nova comissão executiva, destacando a necessidade da soma de esforços. “É uma característica do PRB trabalhar de forma coletiva, identificando limites e possibilidades para enfrentar desafios e conquistar vitórias. O que nos interessa é o projeto coletivo, então atuamos no individual em nome do interesse comum. E é preciso ter não só capacidade e esforço, mas também humildade para reconhecer o que já foi plantado. A nova comissão precisa valorizar o que já foi feito, aprimorando e fazendo mais”.

O deputado estadual Sergio Peres destacou a importância das lideranças locais republicanas para alavancar o desenvolvimento da cidade. “O PRB não tem manchas, é um partido de gente que trabalha pela comunidade aqui e em todos os municípios, a fim de que o nosso Estado possa se desenvolver e crescer a cada dia.” O deputado também comentou sobre a paralisação dos caminhoneiros, a luta das famílias pela sobrevivência e a revolta das pessoas manifestada nos protestos no País. Ao criticar o aumento da tarifa de energia elétrica diferenciado para o Sul do Brasil, conclamou os vereadores e lideranças do partido para a luta. “É preciso unir forças e enfrentar, porque se a gente não se mexer, não usar o poder que nos foi outorgado pelo voto das pessoas, nosso País poderá ir a colapso”, alertou.

O evento contou com representantes de outras agremiações partidárias, como o PSD e o Solidariedade. A presidente do PSD local, Dione Andrea dos Santos, lembrou a imagem positiva dos republicanos perante os outros partidos e a comunidade. “Sabemos da força do PRB no Brasil e também aqui no Estado, especialmente por sua postura idônea e comprometida com a população. É disso que a política precisa, de honestidade e seriedade para mudar uma realidade política que as pessoas estão percebendo e não estão gostando”, observou.

Trajetória do presidente

Sergio Lima de Melo assume o PRB torrense aos 56 anos, com a experiência de 29 anos no serviço público municipal, destacando-se tanto no cenário político quanto cultural.

Graduado em Turismo, o ex-vereador foi secretário de Turismo de Torres, Cidreira, Arroio do Sal e do município catarinense de Içara. Em Torres, também foi titular das secretarias de Meio Ambiente e esteve no comando da pasta de Cultura e Esporte. Vinculado ao movimento tradicionalista, é fundador do CTG Porteira Gaúcha, do qual já foi Patrão, coordenando 15 edições dos Rodeios Crioulos promovidos pela entidade.

O torrense também é músico e já integrou o grupo Mate Amargo e Eco da Liberdade. Atualmente dedica-se à cultura açoriana com cantos de terno de Reis no grupo Sertania Gaúcha.

Conheça a nominata da Comissão Executiva do PRB de Torres

– Presidente Sergio Lima de Melo
– 1º Vice-presidente – Anderson Rafael da Silva Pavão
– 2º Vice-presidente – Wagner Silveira da Rosa
– 1º Secretário – Thiago Machado Gomes
– 2º Secretário – Manoel de Matos Monteiro
– 1º Tesoureiro – Marlon Zidimar Fernandes Gomes
– 2º Tesoureiro – Paulo Sergio Matos de Souza

Karine Bertani