Potente ciclone extratropical tem seu centro nesta quarta: ventos no Litoral podem chegar a 100 km/h

07/09/2016
s_VI201609071145

Imagem: Inmet

Potente ciclone extratropical tem seu centro nesta quarta-feira sobre o Atlântico a Sudeste do Chuí. Este sistema traz desde segunda-feira à noite muito vento e que ontem causou a queda de árvore de grande porte sobre um caminhão na RST-470 em Bento Gonçalves com a morte do motorista.

Hoje, quarta-feira, o ciclone traz mais um dia de muito vento para o Estado com rajadas mais fortes principalmente na Metade Leste, onde devem ficar entre 50 km/h e 70 km/h na maioria dos municípios.

Em pontos da Lagoa dos Patos e na área entre Mostardas e a parte Sul do Litoral Norte as rajadas podem atingir de 80 km/h a 100 km/h. Em Porto Alegre são esperadas rajadas tão ou mais fortes hoje que as observadas ao longo da terça-feira e que devem ficar entre 70 km/h e 80 km/h, devendo alcançar entre 80 km/h e 90 km/h em alguns pontos da cidade devido ao efeito ou das construções (prédios) ou topografia (relevo). Sob este cenário, espera-se a ocorrência de novas quedas de árvores na Capital, além de cortes localizados de luz que devem interferir na rede de sinaleiras de Porto Alegre. O vento deve ganhar mais força no decorrer da manhã, especialmente após 9h, e se manterá com rajadas fortes a intensas até o final da tarde ou começo da noite.

Com o afastamento do ciclone, o vento perde força na quinta-feira e será fraco com períodos de moderado ao longo do dia na maioria das regiões gaúchas, mas a faixa costeira ainda pode ter rajadas fortes esporádicas amanhã. (Meteorologista Luiz Fernando Nachtigall).

Metsul