Pela primeira vez CPTEC emite alerta “especial” (cor vermelha)

29/12/2016

15749624_1197258127024255_447225109_nPela primeira vez desde que iniciou-se os avisos meteorológicos do CPTEC, um alerta “especial” (cor vermelha) foi emitido para às 07h da manhã desta quinta-feira (29) em diante.

Segundo o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), esta quinta-feira terá uma atmosfera extremamente instável, possibilitando a formação de núcleos de desenvolvimento vertical pela qual pode provocar alta incidência de “descargas elétricas, rajadas de vento, ocasional queda de granizo e ainda volumes expressivos de chuva em pontos da região de Porto Alegre e Depressão Central, Serra do Nordeste e leste do Planalto no RS, nas regiões do Planalto Sul, Litoral Sul e Laguna, Florianópolis, Litoral Norte e Médio Vale, Planalto Norte e parte do Meio Oeste em SC e no Sul do PR.

❗ ENTENDA OS TIPOS DE AVISOS ❗

Ao longo dos últimos meses, os avisos emitidos pelo CPTEC geralmente ficam entre “observação” e “atenção”, onde ambos significam entre risco considerável e risco moderado para ocorrência de fenômeno meteorológico adverso dentro das próximas 120 horas (observação) ou 70 horas (atenção).

O aviso emitido para está quinta-feira (29) tem como ocorrência de fenômenos meteorológicos adverso dentro das próximas 24 horas. Com base nisso, é bom ficar atento sobre as atualizações da previsão do tempo já que o risco é alto para ocorrência de tempo severo que possam provocar danos e acidentes. Siga as recomendações da Defesa Civil e demais autoridades competentes, e esteja preparado para medidas de emergência com a maior segurança possível.

Para maiores detalhes do alerta acesse: http://tempo.cptec.inpe.br/avisos/area/717