Limpeza voluntária da praia reuniu 200 pessoas em Imbé

20/11/2015
Foto: Lawrin Ritter

Foto: Lawrin Ritteral

 

No último sábado (14), uma ação voluntária de limpeza da praia reuniu aproximadamente 200 pessoas, entidades e empresas. O objetivo foi chamar atenção para a poluição das praias. Originalmente, a iniciativa ocorreria no dia 19 de setembro, mas foi transferida devido ao mau tempo. Naquela data comemora-se o Dia Mundial de Limpeza de Praias, Rio e Lagoas. A ação contemplou todas as praias da cidade.

Foram retiradas cerca de 4,2 toneladas de lixo, entre o microlixo, e aquele considerado mais pesado. O que mais surpreendeu foi a quantidade de materiais de construção retirada das areias, além de cadeiras de praia e até mesmo um para-choque de carro. Entre o microlixo, “tocos” de cigarro foram os resíduos mais encontrados. O Grupo de Escoteiros Praia de Imbé (GEPI) catalogou aproximadamente 20% do lixo retirado das praias, totalizando 524 “tocos” de cigarro.

Vale lembrar que a Prefeitura faz a limpeza da orla e que infelizmente falta consciência a muitas pessoas que acabam descartando o lixo nas vias públicas, rio, lagoas e na orla, e acabam prejudicando o meio ambiente.

A ação contou com a participação do Greenpeace “Grupo de Voluntários POA”, Prefeitura de Imbé, Corsan/Imbé, Casa Aust/RS, ASCAMARI, Loja Tete, CONSEPRO, Sup Fun, Ondas do Sul, ABBM, ASIB, ASTRI, ASM, Ceclimar/UFRGS, SECRET/Stª Rosa, RS Radar, Essência Vital Saúde Integrada, Nutrimate, ONG Eco Garopaba, Core Visual, Pampa Barrels e Cuscabarone.