Imbé: obra de passarela sobre as dunas deve ser concluída no final deste mês

17/12/2016
Foto: Luiz Falconi

Foto: Luiz Falconi

A construção de uma passarela sobre as dunas, junto a Avenida Caxias do Sul, no Centro, deverá ser concluída no final deste mês. A informação é do biólogo Pedro Terra Leite, que responde pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Pesca.

A obra foi autorizada pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (FEPAM) e só foi possível graças a recursos que foram resgatados pelo governo municipal junto a Justiça Federal. “Estes recursos haviam sido bloqueados dos cofres da Prefeitura devido a uma ação civil pública impetrada em 2003”, informa Pedro. Ao todo, foram resgatados R$ 500 mil. A obra tem custo total de R$ 228.562,00.

Na tarde da quinta-feira (15) a SEMMAP e técnicos da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano, Habitação e Regularização Fundiária fizeram uma vistoria nos trabalhos de construção da passarela. “Está tudo dentro da conformidade com o projeto”, sintetizou o biólogo.

A passarela faz parte do projeto de manejo das dunas de Imbé e possibilitará o acesso para deficientes físicos em área onde as dunas estão altas. De acordo com Terra, o plano prevê ainda outras intervenções que já estão em andamento, como nos acessos à faixa de praia ao longo de toda a orla (esteiras, trilhas e estrados de madeira), drenagens pluviais, pavimentação no final das vias e recomposição das dunas que estão degradadas. “Está em andamento uma licitação para contratação de uma empresa para acompanhar a implementação do projeto”, complementa, lembrando que a licença emitida pelo órgão estadual prevê o rebaixamento da areia na área do calçadão, realizada em novembro.