Há riscos de temporais nesta semana? Veja prognóstico da MetSul

08/11/2016

14993506_1025143630946432_7204239981352306935_nMuitas informações, inclusive oficiais, circulam na internet desde ontem sobre a possibilidade de temporais e a possibilidade de repetição do que ocorreu na semana passada, quando o Rio Grande do Sul foi castigado por muitas tempestades com saldo de uma morte e estragos em vários municípios. Mais de 700 mil gaúchos chegaram a ficar sem luz. Então, muito objetivamente, há risco de temporais no Estado entre hoje e a quinta? Sim! Como na semana passada? Não! Entenda o que estamos visualizando a seguir.

Massa de ar quente, úmido e instável cobre a parte central da América do Sul, o que por efeito pode formar nuvens carregadas com chance de temporal. Essa massa de ar quente segue sobre o território gaúcho neste meio de semana, antes de uma frente fria passar pela costa na quinta-feira. Seguiremos com tempo muito quente e bastante abafado, com sol e nuvens em meio a períodos de nublado em algumas áreas, e chuva localizada e irregular.

Se temporais vierem a ocorrer devem ser isolados (impossível prever com maior antecedência cidade ou ponto específico) e não se espera uma situação como a da última semana, quando as tempestades afetaram muitas cidades. Na semana passada, bom lembrar, uma linha extensa e intensa de temporais avançou pelo Rio Grande do Sul com chuva e vento forte em mais de três centenas de municípios, notadamente do Oeste, Centro e Norte do Estado. Um evento de tempo severo generalizado. Não há indicativo por modelos do que isso se repita e se as projeções mudarem, o que agora não parece provável, alertaremos! (Meteorologista Luiz Fernando Nachtigall com imagem de radar da linha de tempestades do dia 1/11).

MetSul