Fotógrafo registra visita de baleias durante pescaria no Litoral Gaúcho

24/09/2016
Foto: Marcelo Langon

Foto: Marcelo Langon

O publicitário e fotógrafo Marcelo Langon registrou no último final de semana, o encontro com duas baleias francas na plataforma de Cidreira.

Segundo o profissional, o local estava cheio de pescadores e turistas que aproveitavam o feriado Farroupilha, quando uma fêmea e seu filhote apareceram para o deleite de todos.

Há vários anos fotografando a baleia franca pela rota migratória na América do Sul, este é apenas o segundo ano que ele percorre as praias do Rio Grande do Sul e conta que aqui é um pouco mais difícil de encontrar baleias do que em outras regiões.

“Ao contrário de Santa Catarina e da Argentina, no Rio Grande do Sul as baleias não possuem uma praia preferida, elas podem ser encontradas ao longo de toda a costa gaúcha”, comentou o fotógrafo.

Para facilitar um pouco o seu trabalho de busca, ele conta com a parceria estabelecida com a ong OCV – Oceano Vivo, que trabalha com pesquisa e conservação do ambiente costeiro-marinho e costuma dar dicas aproximadas da localização das baleias para ele.

As baleias francas são comuns nesta época do ano, pois migram para a nossa costa para se acasalar e parir seus filhotes. Todos os anos durante a chamada temporada de avistagem, que compreende os meses de julho a novembro, elas podem ser observadas pelas praias. “É preciso contar com a sorte para encontrá-las e conseguir ver algo desde a beira da praia. A temporada já esta no meio e este foi apenas o meu primeiro encontro com baleias em águas gaúchas”- relata Langon.