Emater/RS-Ascar promove ações de conservação do solo em Caraá

13/04/2015

GD_20150410151955ematerrs_ascar_promove_a__es_de_conserva__o_do_solo_em_cara_O escritório municipal da Emater/RS-Ascar de Caraá prioriza atividades de conservação e conscientização do uso racional do solo, em função da ONU ter instituído 2015 como o Ano Internacional dos Solos (2015). Já foram atendidos 100 produtores em 2014 nesta área e neste ano a prioridade será dada para ações conservacionistas integradas do solo.

Segundo o agrônomo da Emater/RS-Ascar de Caraá, João Batista Guedes Fernandes, é preciso ter em mente que a propriedade não é constituída somente por um tipo de solo e este não ocorre em apenas um tipo de relevo. Em geral, a propriedade rural é dotada de terras planas, inclinadas, grotas, brejos, entre outros.

Embora possa parecer que as terras possuam características semelhantes, é certo que há variação entre as áreas dentro da mesma propriedade. Nesse caso, é necessário identificar essas diferenças pela topografia ou vegetação e por análise físico/química dos solos. “A partir daí é importante fazer um planejamento”, ressalta Fernandes.

O planejamento determinará as áreas mais apropriadas para o plantio de culturas anuais, perenes, pastagem e reflorestamento, e determinará as medidas de controle à erosão a serem adotadas. É importante ressaltar que podem existir áreas que também não sejam adequadas ao uso agrícola, que a família rural terá que deixar como Área de Preservação Permanente. “Cada tipo de solo tem sua aptidão, isto é, os solos devem ser usados com culturas mais adequadas a sua capacidade de uso”, acrescenta o agrônomo.

As principais ações integradas de conservação recomendadas são a correção da acidez do solo, rotação de culturas, adubação verde, cobertura permanente do solo e plantio em nível. Para o plantio estão sendo marcadas as curvas nas lavouras de forma a reduzir o escorrimento superficial da água no solo, calculada a declividade e os agricultores estão sendo orientados para a doação e o manejo conservacionista do solo.

Este trabalho nas propriedades está sendo feito pela equipe da Emater/RS-Ascar de Caraá, com apoio e parceria do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, através do técnico agrícola Ricardo Nunes Rolim. Mais informações e recomendações sobre conservação do solo e uso racional procure o Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de Caraá, localizado na Rua Inácio Rabelo dos Santos s/n, ao lado da Secretaria Municipal de Saúde.

Carine Massierer