Dores na coluna e articulações? Conheça a Quiropraxia – Por Thalles Augusto Zeni

16/03/2016
12324958_953517128065024_6501989_n

Thalles Augusto Zeni

O que é a Quiropraxia?

Conforme a Organização Mundial da Saúde a quiropraxia é uma profissão da área da saúde que se dedica ao diagnóstico, tratamento e prevenção de problemas do sistema neuromusculoesquelético, ou seja, trata as articulações, tendões, músculos e nervos. O foco do quiropraxista é remover os desalinhamentos da coluna vertebral e demais articulações, promovendo a partir disso o bem-estar do paciente sem a utilização de medicamentos.

Ao longo da vida, diversas atividades e maus hábitos (má postura, quedas, estresse e movimentos repetitivos) acabam causando pequenos desalinhamentos na coluna vertebral impedindo que o corpo do indivíduo funcione perfeitamente e consequentemente causando dor.

A Quiropraxia remove estes desalinhamentos e ainda, impede que eles aconteçam através da prevenção. Com a coluna alinhada os impulsos nervosos que saem do cérebro mantêm-se com 100% de transmissão. Com isso o quiropraxista promove além da diminuição da dor uma melhora no seu desempenho, melhora no seu empenho profissional, aumento da resistência física e imunológica evitando assim o surgimento de doenças.

Como funcionam as consultas?

Na primeira consulta, se o paciente já tiver exames, deve trazê-los para que o quiropraxista possa analisá-los e a partir disso, verificar de que forma o possa ajudar. A partir disso, será realizada uma anamnese, testes ortopédicos e físicos e checagem da coluna vertebral para que, a partir disso possa determinar qual técnica mais eficiente para resolver o problema do paciente.

As consultas de rotina consistem em uma breve reavaliação do estado atual do paciente e de um ajuste vertebral específico, restaurando a função articular e eliminando a interferência nervosa. À medida que o paciente não vai mais sentindo dores, o tempo entre uma consulta e outra vai aumentando também. Não são utilizados medicamentos e nenhum procedimento cirúrgico.

Porque devemos procurar um Quiropraxista?

Todos possuímos coluna, e ela, é responsável pela sustentação do nosso corpo. Portanto, devemos mantê-la alinhada para que possamos realizar perfeitamente todas nossas tarefas com excelente desempenho. Portanto, a QUIROPRAXIA É PARA TODOS desde crianças com desvios na coluna e que carregam excesso de peso na mochila até idosos que alegam ter as famosas “dores da idade” e que não são normais não.

Principais problemas tratados:

Dores nas costas;
Síndrome do Túnel do Carpo;
Lombalgia;
Hérnia de disco;
Escoliose;
Bico de papagaio;
Dor ciática;
Dores articulares (ombro, punho, tornozelo, quadril, joelho e pé).
Dores de cabeça e enxaqueca;
Desvios de postura.

Para consultar um quiropraxista é preciso ter encaminhamento médico e possuir dor?

Não. O quiropraxista após sua graduação está habilitado a diagnosticar e tratar as diversas lesões/alterações do sistema neuro-musculoesquelético. Como a quiropraxia atua também na prevenção de lesões não se deve buscar atendimento quiroprático somente na dor, lembrando que a dor é o ultimo sinal a aparecer, alertando-nos que há algo de errado. Atletas de alto rendimento, se beneficiam com o tratamento quiroprático para o aumento de performance.

Quiropraxia é semelhante a massagem?

Não. A quiropraxia é uma profissão na área da saúde que necessita de graduação com duração de 5 anos no mínimo. A quiropraxia realiza a prevenção e tratamento de lesões neuromusculoesqueléticas, buscando o pleno funcionamento do sistema nervoso, sem interferências. Para isso, utiliza-se técnicas como: ajuste vertebral, liberação muscular (NIMMO, Active Release Technique), Activator, blocos SOT, Kinesio Tape, Graston, dentre outras.

atamento é feito com dois objetivos: corrigir e prevenir problemas articulares. Existem diversas técnicas que foram desenvolvidas para restaurar a movimentação articular. O ajustamento, quando indicado, é muito específico e indolor. Com isto, normalmente, observa-se uma diminuição importante da dor, relaxamento muscular, aumento da mobilidade e restauração da função articular.

Qual a formação de um quiropraxista?

O profissional tem uma rigorosa formação de nível superior, com carga horária mínima de 4.200 horas, cursando disciplinas como anatomia, imaginologia, fisiologia, avaliações musculoesqueléticas, disciplinas específicas e finalizando com dois anos de atendimentos a pacientes. No Brasil, apenas duas universidades possuem o curso: Universidade FEEVALE e universidade Anhembi Morumbi – SP. Busque sempre um profissional graduado.

Em quais locais atende?
Tramandaí : dentro da Clínica Fusion: Avenida Emancipação 1264.  (51) 36845197
Novo Hamburgo: Benjamin Constant, 440. Rio Branco. (51) 35939969
Porto Alegre: Teixeira Mendes, 22. Chácara das Pedras. (51) 93076060.

Como interessados podem entrar em contato?

Nos fones acima. E o número (51) 93076060 é whatsapp para marcação de consultas.

Deixe um recado final

Não espere que a dor acabe com sua qualidade de vida. Viva sem dor, livre-se dos medicamentos e evite cirurgias, busque a Quiropraxia.

O profissional – Thalles Augusto Zeni

É graduado em uma das duas únicas universidades de Quiropraxia existentes no país (universidade FEEVALE). Além de contar com uma rigorosa formação de nível superior, com carga horária mínima de 4.200 horas, visitou e conheceu o funcionamento de uma das referências em ensino de Quiropraxia na Europa RCU – Maria Cristina na Espanha. Além disso, possui experiência de atendimento em diversos locais como Unidades Básicas de Saúde, Hospitais, empresas e atletas universitários.

O profissional ainda foi o primeiro quiropraxista a participar do Projeto RONDON (projeto do Ministério da Defesa), visitando o estado de Minas Gerais, onde promoveu palestras, avaliou a postura da população e realizou atividades de educação em relação á coluna vertebral. Atualmente atende em 3 consultórios: Novo Hamburgo, Porto Alegre e Tramandaí. O profissional é membro da Associação Brasileira de Quiropraxia: ABQ 807.