Dia D de combate ao Aedes deve envolver cerca de 60 mil profissionais no RS

11/02/2016

MD_2016021115561205_dengue___claudio_fachel_palacio_piratiniSerá neste sábado (13) o Dia D de combate ao Aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus. A expectativa é mobilizar cerca de 60 mil profissionais do rio Grande do Sul no trabalho que prioriza a eliminação de locais com água parada, onde o inseto se reproduz. O Dia D é coordenado pela Secretaria da Saúde, que repassou a todos os municípios as orientações e diretrizes para as ações.

Entre as medidas recomendadas está o envolvimento de toda a comunidade auxiliando o trabalho e também recebendo em suas residências os agentes que farão a vistoria dos locais e distribuirão materiais informativos sobre o mosquito e as doenças transmitidas pelo vetor. Segundo os dados da Vigilância Ambiental, 75% dos focos de mosquitos estão localizados em residências ou ambientes domésticos. A Secretaria da Saúde também solicitou aos municípios que coloquem à disposição maquinários e equipamentos, como veículos, caminhões e tratores, para a limpeza de áreas públicas e outros locais de acúmulo de lixo.

Cerca de 20 mil militares estarão em campo no estado neste sábado. Eles se somam a outros 20 mil servidores estaduais e municipais da área da Saúde e outros 20 mil funcionários públicos das demais secretarias de estado e das prefeituras.

Cuidados para evitar o acúmulo de água, onde o mosquito pode se reproduzir:

– Fechar caixas d’água, tonéis e latões
– Limpar com escova os bebedouros de animais
– Guardar garrafas vazias com o gargalo para baixo
– Guardar pneus velhos sob abrigos
– Manter desentupidos ralos, canos, calhas, toldos e marquises
– Não acumular água nos vasos de plantas, substituindo por areia
– Colocar embalagens de vidro, lata e plástico em lixeiras fechadas
– Manter a piscina tratada
– Verificar se os ralos estão desentupidos e, se não estiver usando, deixar fechados ou com telas
– Observar a bandeja externa de água na parte de trás da geladeira.