Deputado Alceu Moreira debate com ministro instalação do curso de medicina na Facos

MINISTRO MENDONÇA FILHO SE REUNE COM DEPUTADO ALCEU MOREIRA -1A instalação do curso de medicina em Osório foi tema de encontro nesta quarta-feira, 3, entre o deputado federal Alceu Moreira (PMDB) e o ministro da Educação, Mendonça Filho.

O deputado relatou ao ministro a batalha do município, da FACOS e de lideranças da região. Ele explicou que a regra anterior do ministério impossibilitava o avanço do processo porque havia uma exigência de pelo menos 70 mil habitantes no município a sediar o curso.

Através de estudos técnicos solicitados junto à consultoria legislativa da Câmara, Moreira justificou à época que conglomerados urbanos deviam ser aceitos, o que já foi acatado na última determinação da pasta. “No Litoral Norte, por exemplo, a população é superior a 350 mil habitantes, tudo estipulado na lei que criou o conglomerado”, explicou, lembrando que Osório e a região já possuíam as demais exigências.

Segundo o ministro, a pasta avalia a publicação de um novo edital, no intuito de garantir que municípios com essa situação possam se inscrever e serem contemplados.