Defesa Civil alerta para temporais isolados no RS

01/11/2016

01094636_31479_gdo-jpgConforme boletim divulgado pela Sala de Situação no final da tarde desta segunda-feira (31), temporais isolados, associados a uma frente fria e a um ciclone extratropical que irá se formar no mar, poderão atingir diversas regiões do RS neste feriado.

Entre terça e quarta-feira (02) deve se formar, novamente, um ciclone forte no mar. Desta vez, seus ventos mais intensos estarão mais ao Sul, no Litoral Argentino e no Uruguai, uma vez que seu deslocamento para alto mar será mais rápido. Portanto, o impacto deve ser bem menor sobre o Rio Grande do Sul. Mesmo assim, pode ventar forte no Sul do Estado, especialmente no Extremo–Sul, na região do Chuí e de Santa Vitória do Palmar.

A estimativa é que o vento chegue com menor intensidade e com menos abrangência que o evento anterior. O estado atual é de atenção e de monitoramento, especialmente nestas áreas bem próximas do Uruguai.

Previsão

Nesta terça-feira (01) os temporais isolados começarão a se formar no Oeste e parte da Campanha, especialmente em áreas próximas da Fronteira com o Uruguai. A chuva logo se espalha e até a noite a frente fria deve começa a tomar formato de linha para avançar.

Grande parte da chuva forte deve ocorrer entre a noite da terça-feira e a manhã de quarta. Nesta linha de nuvens carregadas, que irá cruzar o Estado, pode ter temporais com possibilidade de rajadas de vento e de granizo. As chuvas serão de curta duração, mas podem ser localmente fortes. Ainda ao longo da quarta-feira a chuva perde intensidade. Mas os ventos frios começarão a soprar em parte do Extremo-Sul, com algumas rajadas fortes. Também poderá ter rajadas em áreas mais ao norte, mas de intensidade moderada.