Debatidas alternativas para Ponte Tramandaí/Imbé e federalização da RST 101

FA_DSC4442

Fernando Aguiar/Casa Civil

O deputado federal Alceu Moreira (PMDB) e o ministro Chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, estiveram reunidos nesta semana para debater alternativas para a construção da ponte entre Tramandaí e Imbé. No encontro, o deputado e o ministro, que são do Litoral Norte (Osório e Tramandaí, respectivamente), discutiram ainda as medidas a serem tomadas pelo governo para a federalização da RST 101, entre Osório e Tavares.

Sobre a questão da ponte ficou acertado um novo encontro com o ministro das Cidades, a fim de garantir os R$ 3,5 milhões necessários para realização do convênio com a METROPLAN, visando a contratação do projeto executivo. Já acerca da federalização, existe a possibilidade de publicação de um novo decreto, permitindo que o trecho se torne federal.

Em medida aprovada recentemente pelo Congresso o trecho acabou excluído posteriormente, tendo em vista que a proposta se tratava de reintegrações, o que não se enquadraria no caso, já que a RST 101 não esteve antes sob domínio da União.

Obras na BR 101
Alceu Moreira também se reuniu com o secretário de Fomente do Ministério dos Transporte, Dino Antunes, para garantir a inclusão das obras complementares e da iluminação pública na concessão da BR 101, entre Osório e Torres. Algumas destas obras reivindicadas por ele são as passarelas do Campo Bonito, São Braz e Três Cachoeiras.