Curso de biologia da Facos promove conscientização dos recursos hídricos

06/10/2016

limpeza-marcelino-2016-3Debater o consumo e promover a conscientização dos recursos hídricos é o objetivo da 11° Semana da Água que ocorre em Osório. As ações acontecem do dia 24 de setembro ao dia 4 de outubro, uma parceria com Faculdade Cenecista de Osório e a Secretaria de Meio Ambiente.

O tema central da palestra ofertada pelo curso de Biologia aborda as possibilidades de evitar a escassez da água, por campanhas de conscientização e reuso, cerca de 150 alunos foram alcançados com a ação. As escolas se inscreveram por e-mail para assistirem à palestra que ocorreu nas dependências da instituição, além dos colégios Osvaldo Amaral e Escola Prudente de Moraes.

Água é um patrimônio mundial e os profissionais de biologia contribuem para a orientação e preservação desse recurso. “O profissional Biólogo atua tanto no gerenciamento e execução de projetos de conservação e recuperação de recursos hídricos, como na conscientização das comunidades acerca das questões relativas à água, em projetos de educação e sensibilização ambiental, e em estudos aplicados, em diversas áreas da Biologia”, salienta a coordenadora do curso Thais Castro.

Entre as atividades promovidas pelo curso, acadêmicos se uniram à comunidade e aos membros da AREMO – associação dos remadores de Osório, para promover uma limpeza na Lagoa do Marcelino, segunda ação realizada este ano. A lagoa do Peixoto também recebeu a visita dos acadêmicos a convite da AREMO.

Os graduandos da CNEC, além de conscientizarem a comunidade sobre a problemática de lixo nas margens, também trouxeram sacos de lixo para recolhimento dos resíduos. A abordagem envolveu entre turistas que passavam no local e pescadores que foram alertados sobre a baixa qualidade da água, pois recebe o esgoto da cidade.

As próximas atividades de conscientização e limpeza ocorrem no dia 08/10, na laguna do Armazém, parte do Projeto Lagoa Viva e no dia 22/10 na beira-mar de Tramandaí, próximo à plataforma de pesca.