Comer lentilha no Reveillon não da só sorte! Faz muito bem pra saúde!

31/12/2016
43765-140x110Esse prato típico de ano novo está associado à sorte financeira já que seus grãos se parecem com moedas. O costume trazido pelos italianos já virou tradição no Brasil e todo mundo come um prato de lentilha na virada para ter um ano com bastante lucro, é de lei!
Lentilhas são leguminosas pobres em calorias e um prato relativamente fácil de cozinhar. Vamos então falar o que muita gente não sabe, o valor nutricional e os benefícios que ela traz pro corpo:
Controle de colesterol: Por ser rica em fibras solúveis, a lentilha ajuda a controlar o colesterol “ruim” e diminui o risco de desenvolver problemas cardiovasculares.
Saúde Cardiovascular: Vários estudos mostram que uma dieta rica em fibras reduz o risco de doença do coração, já que essa leguminosa fornece magnésio e ácido fólico, nutrientes, importantíssimo. Magnésio melhora o aporte de oxigênio e nutrientes através do corpo, já o folato ajuda a encontrar níveis de homocisteína, um fator de risco para desenvolver problemas cardiovasculares.
Saúde Digestiva: As fibras insolúveis da lentilha combatem intestino preso e outros problemas digestivos, como diverticulite.
Estabilizar Açúcar no Sangue: A presença de fibras ajuda a manter a digestão e liberação mais lenta do açúcar no sangue, evitando picos glicêmicos, muito útil em quem sofre com diabetes, resistência a insulina e até hipoglicemia.
Aumenta a energia e ajuda a perder peso: Por conter fibras e carboidratos complexos, ajuda a manter níveis de energia constantes, ajudando a controlar a fome e apetite. Por isso, a combinação de quantidades corretas de arroz (integral, claro) com feijão, pode fazer parte de dietas para emagrecimento também.