Cléber Silva foi o destaque do Genesis ABBM Open em Imbé

11/11/2015
Foto: Leandro Luz

Foto: Leandro Luz

O último final de semana vai ficar na memória do bodyboarding gaúcho. A praia de Imbé recebeu 65 atletas gaúchos e catarinenses para a disputa do Genesis ABBM Open 2015, competição que contou com apresentação da BBoard e seis categorias: Open, Master, Local, Sub-18, Feminino e Drop Knee. Cléber Silva, de Capão da Canoa, que estava afastado das competições, foi o grande destaque, vencendo a Open e ainda disputando outras duas finais. A Associação de Bodyboard de Mariluz (ABBM) realizou do evento.

Apesar das condições do mar não estarem as ideais, no sábado apenas as categorias Open e Local entraram na água, pois ambas contaram com sistema de “repescagem”, oportunizando aos atletas disputarem pelo menos duas baterias. Neste primeiro dia de competição os bodyboarders enfrentaram ondas que chegavam a 1 metro, com formação irregular, vento nordeste e uma forte corrente de sul, mas isso não diminuiu o show nas ondas. Destaque para Leonardo Perazzo, que neste dia fez a maior nota do evento, 7 pontos, numa onda onde executou uma combinação perfeita de manobras. Já no domingo, as demais categorias entraram na água. A corrente parou mas o vento nordeste insistiu em soprar, ainda mais forte, diminuindo também o tamanho das ondas. Os atletas ainda podiam relaxar na “área vip” da estrutura disponibilizada pela Prefeitura de Imbé, com massagem e shiatsu oferecido pelos apoiadores do evento.

Na Open, que contou com 24 atletas inscritos, os destaques foram Daniel “Dilly” Silveira, Tiago dos Santos, Uilliam “UST” Tomazzoni e Cleber Silva, que acabaram classificados para a final. Cléber virou a bateria nos instantes finais, com um ARS limpo que valeu uma nota 6,6, e ficou com a vitória. “Babalu”, como é conhecido no mundo do esporte, ficou emocionado com a conquista.

Na Master, um reencontro de atletas que há muito tempo não eram vistos nas competições, como Fernando Tôrres, Leonardo Perazzo e o próprio Cléber Silva. Porém, o local de Atlântida Sul, Filipe Araújo levou a melhor e ficou com o título, numa final que contou ainda com Rafael Fonseca.

A nova geração provou que vai fazer sombra aos “monstros” do bodyboarding gaúcho e não vai decepcionar. Local de Mariluz e membro da ABBM, Matheus Cazara venceu a categoria Sub-18. Ele, que já havia conquistado o título da Iniciantes no treino da Associação em fevereiro, deixou na segunda colocação Bruno Silva, numa bateria decisiva onde também houve virada nos instantes finais.

Na categoria Local, tudo parecia bem definido e a vitória de Lucas Kunsler aparentava ser certa. No entanto, pouco antes da contagem regressiva, Marcelo Mosmann achou uma boa esquerda e fez a mala. Djeisson Demichei, em terceiro e Rafael “Niko” Maciel em quarto completaram os finalistas. Com esse resultado Djeisson assume a ponta do ranking interno da ABBM.

Já na Feminino, apenas duas competidoras entraram na água. Amanda Fraga saiu vitoriosa, com Michelle Demichei na segunda posição.

A Drop Knee foi feita em caráter experimental e o campeão foi o local de Cidreira, Rafael Fonseca, considerado um dos maiores drop knee riders do sul do Brasil. Cléber Silva foi o segundo colocado.

A premiação dos vencedores ocorreu na Casa AUST, uma das patrocinadoras do evento, que contou com apresentação de voz e violão de Leandro Maineri. Uma energia muito positiva e descontração marcaram o evento que foi considerado por muitos atletas como “a melhor competição do bodyboardig gaúcho dos últimos anos”. O atual presidente da ABBM, Rafael “Niko” Maciel, emocionado, lembrou quando tudo começou, no início dos anos 90. Ele ainda ressaltou a grande força dada pelos patrocinadores e apoiadores da competição. “Sem eles continuaríamos no vazio. Estamos muito felizes por termos realizado este evento que contou com uma excelente premiação”, disse.

O Genesis ABBM Open 2015 foi apresentado pela BBoard, com patrocínio da Genesis Bodyboards, Bodyboard Brasil, Classic Fins, Land Estruturas Metálicas, Dumar Esportes, Bodyboard.com.br, Equilíbrio Surf Shop, Attitude Skate Shop, Casa AUST e RS Radar, com apoio da Prefeitura Municipal de Imbé, Vida Marinha, UponBoard, Samarzinho Surf Fotos, Quiosque Secret, Proibt Wave, Pico Alto Surf Shop, Pampa Barrels, Ondas do Sul, Mundo Bodyboard, Maria Parafina, Restaurante Maré de Sabores, Grãos Integrais, Aloha Fotografias, Flower Pepper, Bordignon & Demichei Advogados Associados, Dap Dem, ASM, ASIB, Aluita Alumínios, Luciane Chalmes Massoterapia, Essência Vital Saúde Integrada, Loja Tetê, Cuscabarone e Pizzaria Dom Rafael.

Link para vídeo do evento, by Schutz Produções: https://www.facebook.com/schutzproducoes/videos/vb.189959971341910/189971158007458/?type=2&theater

RESULTADOS:

Feminino
1 – Amanda Fraga
2 – Michelle Demichei

Drop Knee
1 – Rafael Fonseca
2 – Cleber Silva
3 – Daniel Spidro
4 – Bernardo Tazonieiro

Sub 18
1 – Matheus Cazara
2 – Bruno Silva
3 – Luis Scolari
4 – Eduardo Santos

Master
1 – Filipe Araujo
2 – Rafael Fonseca
3 – Leonardo Perazzo
4 – Cleber Silva

Local
1 – Marcelo Mossmann
2 – Lucas Kunsler
3 – Djeisson Demichei
4 – Rafael “Niko” Maciel

Open
1 – Cleber Silva
2 – Tiago dos Santos
3 – Daniel “Dilly” Silveira
4 – Uiliam “UST” Tomazzoni

Leandro Luz