Ciclistas realizam evento em benefício à Apae de Santo Antônio da Patrulha

IMG-20160828-WA0079Vem aí o 4º Pedal nas Trilhas de Santo Antônio da Patrulha. O evento acontecerá no domingo, dia 11 de setembro, e a renda será destinada à Apae do município.

A organização é da Fabex Bike, em parceria com o SAPedal e a Tá no Forno. São aguardados mais de 400 ciclistas, vindos das regiões Metropolitana, Vale dos Sinos, Vale do Paranhana e Litoral. Três trajetos estão disponíveis para os participantes. O curto terá aproximadamente 22km, o médio 32km e o longo 45km.

Outro fator que muito interessa aos praticantes de mountain bike, a altimetria, ou seja, a somatória do ganho total de altitude ao longo de todo o trajeto, será desafiadora. Nos três percursos elas terão, respectivamente, 490m, 780m, e 1100m, aproximadamente.

As inscrições podem ser feitas na pela internet, no site sprinta, na Fabex (em Esteio) e na Mania de Loja (em SAP). No local do evento também serão feitas inscrições. Todos ganharão placa e medalha de participação.

Belas paisagens aguardam os aventureiros

Esse deve ser, conforme os organizadores, um dos mais belos percursos já montados em Santo Antônio da Patrulha. Com passagem por diversas montanhas, vista para vales lindíssimos, subidas íngremes e descidas emocionantes, não vão faltar boas doses de adrenalina aos ciclistas.

Difícil será fazer todo o percurso sem várias paradas para fotos. Aliás, os registros também serão feitos pela organização do evento e disponibilizados posteriormente nas redes sociais.

Jaú recebe mais este evento beneficente

A sede do Esporte Club Jaú, no bairro homônimo, será o local de saída e chegada. A diretoria da instituição esportiva sempre é parceira de causas sociais e se solidarizou com a destinação da renda do evento para a Apae.

À partir das 8h, os participantes são aguardados para as inscrições (no caso daqueles que optaram por se inscrever no dia). Pontualmente às 9h, acontecerá a largada.

As crianças que estiverem acompanhando os papais ou mamães ciclistas terão um parque inflável à disposição, no local. No almoço será servido um risoto. A copa e a refeição ficarão a cargo da Apae.

Percurso tem desafios e ótimos locais para fotos

O início do trajeto se dará no Caminho Gaúcho de Santiago. Logo após o primeiro trecho de subida, contudo, a aventura começará, de fato. Trilhas até então pouco acessadas receberão os atletas. Entre uma estrada e outra, eles passarão por vários desafios, chegando, inclusive, ao município de Caraá, no caso do trajeto mais longo. Haverá até mesmo a passagem por um rio, que poderá ser feita por dentro d’água ou utilizando uma pinguela.

Como todo evento promovido pela Fabex, Tá na Forno e pelo SAPedal, a segurança dos participantes é pensada nos mínimos detalhes. Por isso, haverá a demarcação do trajeto, com pintura na pista e placas de indicação, diversos pontos de apoio com informação (além de frutas e água) e ambulância (cedida pela Prefeitura, assim como em anos anteriores), para alguma eventual emergência. Os Trilheiros da Rapadura e o Jeep Clube de SAP também fazem parte da equipe de suporte e ajudarão no dia do evento.

A fim de deixar tudo muito perto da perfeição, os organizadores têm se reunido há mais de três meses para debater todos os detalhes. Nas semanas que antecedem o evento, o trajeto está sendo percorrido várias vezes, para que possa ser aperfeiçoado (fotos). Na véspera, todos os últimos retoques serão feitos, a exemplo do ano passado, quando mais de 250 pedalaram.

Tiago Vargas