Casas de acolhimento de idosos são fechadas em Imbé

19/12/2016

hd_20161219194106img_8016Na tarde desta segunda-feira (19), Policiais da DP de Imbé, após receberem denúncia anônima, desativaram duas casas de acolhimento de idosos as quais não se encontravam em condições de funcionamento devido às condições precárias de higiene e saúde. As acomodações dos idosos eram insalubres, sem iluminação e ventilação adequada. A pedido da autoridade policial, uma médica compareceu ao local, examinou os idosos e constatou a precariedade do estado de saúde deles.

Segundo o delegado Antonio Ractz, titular da DP de Imbé, foi constatado que vários idosos estavam acometidos de escabiose (sarna). “Além de medicamentos com a validade vencida e sem os devidos receituários, nos dois locais foram apreendidos cartões bancários em nome dos idosos residentes, com os quais os proprietários efetuavam saque dos benefícios de pensão, fato que configura crime sujeito a pena de detenção de até dois anos, conforme o Estatuto do Idoso” complementou o delegado.

Participaram da ação representantes da Secretaria de Saúde, da Secretaria de Assistência Social e do Conselho Regional de Farmácia. Os idosos foram encaminhados para outros estabelecimentos ou aos cuidados dos familiares. Foram apreendidos medicamentos sem os devidos receituários e também com data de validade vencida, o que foi objeto de autuação por parte do conselho de Vigilância Sanitária. Uma pessoa foi presa.