Caminho Gaúcho de Santiago recebe melhorias no trajeto em Santo Antônio

27-06 - Caminho Gaúcho de Santiago recebe melhorias no trajetoA Prefeitura de Santo Antônio da Patrulha, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, Turismo e Esportes (SECTE), revitalizou o Caminho Gaúcho de Santiago. O trajeto, que possui 12 km, recebeu novas placas e bancos. O serviço foi realizado por servidores da pasta.

Durante a Caminhada foi inaugurada mais uma atração para os peregrinos, uma gruta com a imagem de Santo Antônio e Santiago. O memorial está localizado no Km 8,3 do trajeto.

A edição de julho da Caminhada ocorrerá no dia 17. Mais informações pelo e-mail turismo@pmsap.com.br ou pelos fones (51) 3662-8560 ou (51) 3662-8559.

CAMINHO DE SANTIAGO EM SANTO ANTÔNIO DA PATRULHA

A Caminhada pode ser realizada de forma individual ou em grupo, a pé, a cavalo ou de bicicleta. Ao final, o participante que completar o percurso, recebe o Certificado de Peregrino.

Uma vez por mês a Prefeitura de Santo Antônio da Patrulha oferece aos caminhantes, a presença de condutores, carro de apoio, água durante o trajeto e transporte de retorno ao ponto de partida. A edição de julho da Caminhada ocorrerá no dia 17.

Interessados em realizar a Caminhada em outras datas não terão a assistência da Prefeitura, mas devem entrar em contato com a Secretaria da Cultura, Turismo e Esportes para solicitar seu passaporte e seu certificado. Ao final do trajeto devem voltar com ônibus de linha (Unesul ou Sudeste), cuja parada é em frente ao ROTA 030 – Motorcycles Bar (desativado). Ao embarcar, deve solicitar o desembarque no Posto de Venda de Passagens da Cidade Alta, localizado em frente à Prefeitura, onde os peregrinos normalmente deixam suas conduções.

Para agendamento e mais informações, os caminhantes devem entrar em contato com a Secretaria Municipal da Cultura, Turismo e Esportes pelo e- mail turismo@pmsap.com.br ou pelos fones (51) 3662-8560 ou (51) 3662-8559.

O Caminho Gaúcho de Santiago foi inaugurado no dia 19 de Outubro de 2014 e foi escolhido pelo Cônsul espanhol José Pablo Aguilar, pela semelhança do local com o caminho espanhol.

O percurso é todo sinalizado por placas azuis, setas amarelas e conchas (vieiras), que indicam o caminho a ser percorrido. A sinalização permite que o trajeto seja realizado pelos caminhantes em qualquer dia.

O trajeto possui 12 km, e é semelhante aos últimos 100 km do caminho espanhol. A caminhada inicia na Praça Arquipélago dos Açores (em frente à Igreja Matriz), onde os participantes seguirão pela Av. Borges de Medeiros, até a Rua João Pedroso da Luz e em seguida pela Rua Ângelo Tedesco (em frente ao Parque da Guarda), até a Rua Adolfo Krech Filho, em direção à localidade de Palmeira do Sertão, encerrando na ERS-030 junto à Lagoa dos Barros.

Samuel Rosa