Auge do frio traz temperaturas negativas e geada no Litoral Norte

12/06/2016

yyA MetSul Meteorologia alerta que a madrugada e o amanhecer desta segunda-feira no Rio Grande do Sul terão frio excepcional.

Com o centro de alta pressão sobre o Sul do Brasil e o ar extremamente seco, espera-se resfriamento enorme nas próximas horas, o que trará um amanhecer extremamente frio com mínimas raras de se ver. Às 20h30m deste domingo, ainda no começo da noite, já havia pontos com 3ºC abaixo de zero e a temperatura tem margem para cair por ainda dez a onze horas até um pouco depois do amanhecer.

Grande parte do Rio Grande do Sul amanhece abaixo de zero nesta segunda-feira. Será o auge desta histórica onda de frio. Em grande número de cidades as mínimas devem ser parecidas ou menores que as já extremas deste domingo.

Os valores podem chegar a -7ºC a -9ºC nas baixadas da Metade Norte. Marcas negativas devem ser registradas ainda na encosta da Serra, no Litoral Norte e na Grande Porto Alegre.

Porto Alegre pode ter 0ºC e talvez até alguns décimos negativos em pontos isolados do Sul e do Leste da cidade. A geada será generalizada, forte na maioria das cidades. Deve gear em praias do Litoral Norte e na maioria dos bairros de Porto Alegre.

O sol predomina nesta segunda. Com o ar muito seco e o enfraquecimento do ar polar, a amplitude térmica será imensa e a tarde vai ter máximas bem mais altas que os últimos dias, ao redor de 15ºC a 17ºC na maioria das cidades gaúchas. Esfria, contudo, demais ao entardecer e a madrugada de terça será ainda muito fria. A temperatura estará em elevação no decorrer da semana. (Meteorologista Estael Sias)

MetSul