Até o fim do ano, Brasil terá 10 mil casos de microcefalia, projeta Osmar Terra

imagesA audiência da Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF), realizada no dia 25, debateu a epidemia da microcefalia que atinge 160 municípios de nove Estados e com quase 750 casos. É uma situação alarmante, pois de 2010 a 2014 foram registrados 156 ocorrências.

O deputado federal Osmar Terra (PMDB-RS), presidente da Frente Parlamentar da Saúde e da Frente Parlamentar Mista da Primeira Infância e coordenador das ações da Câmara quanto ao assunto fez uma previsão sombria:

– Com o crescimento geométrico da epidemia, não tenho dúvidas, chegaremos a 10 mil casos de microcefalia, até o final do ano. Esta já é uma verdadeira tragédia que tende a piorar.

VISITAS TÉCNICAS

Ex-secretário da Saúde do Rio Grande do Sul durante oito anos, com experiência em crises como da dengue, gripe A H1N1 e febre amarela, Terra foi escolhido por unanimidade pela CSSF como coordenador de um grupo de deputados que fará visitas técnicas aos Estados com a epidemia.

A Comissão também aprovou requerimento de Terra para criação de um grupo de trabalho que vai acompanhar as ações do Ministério da Saúde no monitoramento da ocorrência da doença.

Terra ainda teve aprovado um pedido de reunião com o ministro-chefe da Casa Civil. Jaques Wagner e a Frente Parlamentar da Saúde, para estabelecer formas de colaboração da Câmara dos Deputados no combate à microcefalia.