Litoralmania

Africanos buscam técnicas de agricultura ecológica em Torres

A agricultura orgânica foi pauta da visita de técnicos e agricultores africanos à prefeita Nílvia Pinto Pereira nesta quarta-feira, 1º de abril. Oriundos de Maputo, capital de Moçambique, o grupo encontra-se na região guiado pelos técnicos do Centro Ecológicos Ipê. Em novembro de 2014, durante visita do coordenador do Centro, agrônomo Laércio Meirelles, à Maputo foi articulado este contato devido Torres ser o município pioneiro do Litoral Norte na produção orgânica. Oferecer alimentos saudáveis na merenda escolar e à população em geral é meta desta gestão, salientou a prefeita aos visitantes.

Além do Centro Ecológico, o grupo é também orientado pela francesa Emmanuelle Patetsos, da ONG Essor, presente na ida à Prefeitura, junto com o biólogo Sidilon Mendes, também do Centro. A comissão era formada por técnicos municipais de Maputo e de agricultores ecológicos como Isabel Marcos Muholove Buana, Alda Nhabanga Cossa, Stélio Miguel Joaquim e Estevão João. Eles chegaram à região nesta quarta e devem permanecer no Litoral Norte até o próximo sábado. Entre os locais a serem contatados encontram-se a Cooperativa Regional de Produtores Ecológicos, em Três Cachoeiras, a Feira dos Agricultores Ecológicos em Porto Alegre c ainda propriedades assessoradas pelo Centro Ecológico.

Conforme o grupo, desde 2008 buscam conhecimento e prática em agricultura ecológica. Diante do interesse pelo projeto realizado em Torres, iniciado nesta gestão, o coordenador do Centro Ecológico vai viabilizar oficialmente o título de irmandade entre os municípios de Torres e Maputo em decorrência do interesse pelos projetos. Durante o bate-papo com os visitantes, a prefeita comentou que vários itens oferecidos na merenda escolar são orgânicos e que o índice de agricultores familiares é de 94% quando o Governo Federal exige 30%. No fim do encontro, a prefeita disse que teve muita resistência do setor frente sua decisão, e que assim como ela, o grupo não deveria desistir.

Sair da versão mobile