Acadêmicos do curso de ciências biológicas da FACOS realizam saída de campo para o Parque Estadual de Itapeva

20151124160925Nos dias 21 e 22 de novembro, os acadêmicos da disciplina de Zoologia de Campo do curso de Ciências Biológicas da FACOS, realizaram uma saída a campo para o Parque Estadual de Itapeva, Torres/RS.

O Parque Estadual de Itapeva (Peva) protege um dos últimos remanescente de Mata Atlântica de restinga do litoral norte do Rio Grande do Sul e, ocupando uma área de mil hectares, foi criado em 2002.

Sua criação teve por objetivo conservar os recursos naturais existentes na formação Mata Atlântica do Rio Grande do Sul, incluindo espécies da fauna e flora silvestres dos ecossistemas de dunas, banhados, mata paludosa e mata de restinga.

A saída teve como objetivo oportunizar os acadêmicos a visualizar os diferentes ambientes, os processos ecológicos e geológicos, a fauna e a flora local bem como aplicar as metodologias de coleta estudadas na disciplina, o que contribui sobremaneira para a fixação e a prática dos conhecimentos previamente estudados e sua respectiva importância frente ao meio ambiente.

No sábado pela manhã os acadêmicos visitaram o ambiente de praia e dunas frontais na Praia da Cal, e a tarde realizaram a Trilha do Morro de Itapeva com um diagnóstico inicial do PEVA e a colocação de iscas e armadilhas de queda e pegadas. Na Beira-mar pode-se observar o substrato rochoso e por fim foi realizada a Trilha das dunas frontais.

No domingo os acadêmicos realizaram a Trilha pela estrada em frente as dunas interiores, com a observação de lagos temporários e finalizaram a visita com a realização da trilha para a Mata Paludosa com observações visuais direta.

O Parque é uma Unidade de Conservação de Uso Integral o qual visa proteger ecossistemas e espécies da fauna e da flora raros e sob ameaça. Além disso, deve incentivar e promover atividades de pesquisa científica, educação ambiental e turismo ecológico, atividades estas que o curso de Ciências Biológicas da FACOS realiza a alguns anos, tendo sempre como base os estudos aprofundados do meio ambiente e sua preservação.